O desalinhamento dos olhos, comum em crianças e adultos, tem tratamento. No HNOlhos, oferecemos o diagnóstico preciso e as terapias mais eficazes para corrigir o desvio, tratar a ambliopia (“olho preguiçoso”) e recuperar a harmonia visual.
O estrabismo é uma condição em que os olhos não se mantêm alinhados e apontam para direções diferentes. Enquanto um olho foca num objeto, o outro pode desviar-se para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
Isso ocorre por uma falha na coordenação e força dos músculos que movimentam os olhos, que são controlados pelo cérebro. Em crianças, se não tratado precocemente, o cérebro pode “desligar” a imagem do olho desviado para evitar a visão dupla, causando uma condição chamada ambliopia (olho preguiçoso), que leva ao desenvolvimento visual inadequado nesse olho. Em adultos, o estrabismo pode surgir subitamente e causar visão dupla (diplopia).
É o tipo mais comum, onde um ou ambos os olhos desviam para dentro, em direção ao nariz. Frequentemente associado à hipermetropia em crianças.
O desvio de um ou ambos os olhos é para fora. Pode ser intermitente, aparecendo mais quando a pessoa está cansada, distraída ou a olhar para longe.
O desalinhamento ocorre no eixo vertical, com um olho a ficar mais alto (hipertropia) ou mais baixo (hipotropia) que o outro.
Pode ser um estrabismo que persistiu desde a infância ou um novo caso, muitas vezes causando o sintoma de visão dupla (diplopia).
Em muitos casos, especialmente em crianças com esotropia acomodativa (ligada à hipermetropia), o uso dos óculos corretos é o primeiro passo e, por vezes, o único tratamento necessário, pois relaxa o esforço que causa o desvio.
É o tratamento de eleição para a ambliopia (“olho preguiçoso”). O tampão é usado no olho com boa visão por algumas horas por dia, forçando o cérebro a desenvolver e “ligar” a visão do olho desviado.
Em casos específicos, a aplicação da toxina botulínica num dos músculos oculares pode relaxá-lo, ajudando a alinhar os olhos sem a necessidade de cirurgia. É um procedimento rápido e minimamente invasivo.
A cirurgia é o tratamento mais comum para corrigir o desvio de forma definitiva. O cirurgião ajusta a força ou a posição dos músculos na parte externa do globo ocular (não é uma cirurgia “dentro” do olho). O objetivo é reposicionar os músculos para que trabalhem em harmonia e os olhos fiquem alinhados.
O estrabismo em si não cega, mas se não for tratado durante a infância, ele pode causar ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”. O cérebro ignora a imagem do olho desviado, e esse olho não desenvolve a sua capacidade de visão, levando a uma perda visual funcional permanente. Por isso, o tratamento precoce é vital.
É considerada uma cirurgia muito segura e com altas taxas de sucesso. O procedimento é realizado na superfície do globo ocular, nos músculos que o movimentam, e não “dentro” do olho. É feita sob anestesia geral (em crianças) ou local com sedação (em adultos), oferecendo conforto e segurança.
Sim. A cirurgia em adultos é muito comum e pode ter dois grandes benefícios: restaurar o alinhamento estético, melhorando a autoestima e a interação social, e também pode corrigir a visão dupla (diplopia), que é muito incapacitante. Nunca é tarde para avaliar as possibilidades de tratamento.
CRM 7201 RQE 2346
CRM 14722 RQE 10318
DÚVIDAS ?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit