A uveíte é uma inflamação interna do olho que pode ter causas infecciosas ou autoimunes. Considerada uma emergência médica, exige diagnóstico rápido e tratamento especializado para controlar a inflamação, aliviar a dor e prevenir a perda de visão.
A úvea é a camada média do olho, localizada entre a esclera (parte branca) e a retina. Ela é composta pela íris, corpo ciliar e coroide. A Uveíte é a inflamação de qualquer uma dessas estruturas.
O grande risco da uveíte é que ela não afeta apenas a úvea; a inflamação pode se espalhar rapidamente para outras partes vitais do olho, como a retina, o nervo óptico e o vítreo, levando a complicações graves como glaucoma, catarata e descolamento de retina. Por isso, um olho vermelho acompanhado de dor e sensibilidade à luz nunca deve ser ignorado.
É a mais comum. Inflama a íris (parte colorida do olho). Causa dor intensa, vermelhidão e fotofobia.
Afeta o corpo ciliar e o vítreo. O principal sintoma é o aparecimento de "moscas volantes" (pontos flutuantes) e visão embaçada.
Inflama a coroide e a retina. É a mais grave, pois pode levar a danos diretos na visão central e periférica.
A uveíte pode ser o primeiro sinal de doenças autoimunes (como artrite reumatoide, espondilite) ou infecciosas (como toxoplasmose, sífilis, tuberculose).
O tratamento da uveíte começa com uma investigação minuciosa. Além do exame oftalmológico completo com mapeamento de retina e OCT, solicitamos exames de sangue e, por vezes, exames de imagem (como raio-x de tórax) para procurar a doença sistêmica (autoimune ou infecciosa) que pode estar causando a inflamação no olho.
O primeiro passo do tratamento é controlar a inflamação aguda para aliviar a dor e proteger a visão. Isso é feito com colírios anti-inflamatórios potentes (corticoides) e colírios para dilatar a pupila (midriáticos), que evitam complicações.
Este é o passo mais importante. Se a uveíte for causada por uma infecção (como toxoplasmose), tratamos com antibióticos específicos. Se for uma doença autoimune, o tratamento é feito em conjunto com um reumatologista, podendo envolver medicamentos orais ou até mesmo imunobiológicos para controlar a resposta imune do corpo.
Não, e essa confusão é perigosa. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana externa) e geralmente não causa dor, apenas coceira e secreção. A uveíte é uma inflamação dentro do olho, muito mais grave, que causa dor intensa, sensibilidade à luz e pode levar à cegueira se não tratada.
A inflamação em si (a uveíte) não é contagiosa. No entanto, algumas das causas da uveíte podem ser doenças infecciosas (como sífilis, tuberculose, herpes), que podem ser transmitidas por outras vias.
O corticoide (em colírio ou comprimidos) é a ferramenta mais poderosa que temos para combater a inflamação e salvar a visão. O uso prolongado pode ter efeitos colaterais (como glaucoma ou catarata), mas o nosso especialista monitora isso de perto. O risco de não tratar a inflamação é infinitamente maior que os riscos do tratamento controlado.
CRM 14267 RQE 9008
DÚVIDAS ?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit